segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PTAH HOTEP O PRIMEIRO PENSADOR DA HISTORIA



 PTAH-HOTEP

  


"Ama tua mulher e não te juntes a outras mulheres… Fala quando tiveres alguma coisa suave a dizer; do contrário, guarda silêncio.. . Se quiseres governar os outros homens, aprende a obedecer e a cultivar a bondade.. . Em todas as ocasiões aprende a sabedoria do império sobre ti mesmo… Esse é o meio de ser feliz, esse é o caminho para o êxito".   

"Aqueles que apreciam ouvir os apelos e os gritos de seu povo devem fazê-lo com paciência. Porque as pessoas querem muito mais atenção para o que dizem do que para o atendimento de suas reivindicações."

"Aquele que tem um grande coração tem um dom de Deus. Aquele que obedece ao seu estômago obedece ao inimigo".

"A raça humana nunca realiza nada. É o que Deus ordena que seja feito."
“A verdade é uma coisa grandiosa e a sua eficácia perdura.”

“Ciências e conhecimento são uma benção para quem os entende, uma maldição para aquele que os aparta de si.” 

"Como é maravilhoso um filho que obedece ao seu pai!"

“Deves falar apenas quando tiver algo importante para dizer.”

"Grande é a Lei (Maat)."

“Não passe adiante as calúnias; não deves ouvi-las, pois elas são resultados de um mal procedimento.”

"Não desprezes — adverte êle ao filho — aqueles que sabem menos do que tu. Porque não há limite para o saber. Há ocasiões em que até mesmo os ignorantes podem ensinar aos sábios. .. As palavras bondosas são mais raras do que esmeraldas, e um coração gentil é o mais precioso dos tesouros….. Se quiseres ser sábio, gera um filho. Se êle seguir os teus passos, não poupes teu louvor; se êle não seguir teus passos, não poupes a vara… Mas não uses a vara com cólera… Coisa para ser lembrada e querida é o caráter de um bom filho…"

"O amor a sua esposa com paixão."

"Portanto, não coloque toda a confiança em seu coração na acumulação de riquezas, pois tudo que você tem é um dom de Deus."

“Que o seu coração não se torne vaidoso por causa daquilo que sabes Aconselha-te tanto junto do ignorante quanto do sábio Porque não se atinges os limites da arte E não existe artesão que tenha adquirido a perfeição Uma palavra perfeita está mais oculta que a pedra verde Encontra-se no entanto junto das criadas que trabalham na mo.”

"Se desejas um comportamento perfeito, livre de todo o mal, guarda-te contra o vício da ganância, uma doença maligna sem cura, não há tratamento para ela. Ela põe em desavença pais, mães e os irmãos da mãe; separa a esposa do marido. É um conjunto de todos os males, um feixe de todas as coisas detestáveis. Um homem perdura, se sua conduta é correta e anda em uma linha reta. Ele fará um testamento a partir disso, mas o avarento não tem túmulo".

"Se você trabalhar duro, e se o crescimento acontece como deveria nos campos, é porque Deus tem colocado abundância em suas mãos."

“Se és um homem de valor com assento no conselho do amo, concentra-te na excelência, teu silêncio vale mais que tagarelice. Fala quando sabes que tens uma solução; o dotado é que devia falar no conselho. Falar é mais duro que qualquer outra obra, o que o entende põe isso ao seu serviço.”

“Se tiveres que ditar a conduta aos outros, fazei com que a tua própria conduta seja irrepreensível.”

“Se progredires, depois de teres passado muita necessidade, não te esqueças do passado. Não confies muito em tuas riquezas, as quais se aumentaram com um dom de Deus. Não és melhor que outro, que é teu igual.”

Se teu Filho comete injustiça, se não obedece teus preceitos, se abandona a disciplina, se suas ações arruínam tua casa, se protesta contra tudo o que dizes, expulsa-o, uma vez que não é teu filho, não nasceu de ti.”

"Só falar quando você tem algo importante a dizer."

"Tal como para aqueles que acabam continuamente cobiçar mulheres, nenhum dos seus planos terão sucesso".

"Uma mulher com o coração feliz traz equilíbrio."

“Útil é ouvir para um filho que ouve; se o ouvir entra no ouvinte, o ouvinte torna-se atento; ouvir bem é falar bem. Útil é ouvir para o que ouve, ouvir é melhor que tudo o mais; cria boa vontade. Quão bom para o filho captar as palavras de seu pai, alcançará vida longa através delas.”






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário