terça-feira, 17 de maio de 2011

RECONTRUÇÃO CRANIANA PELA ARQUEOLOGIA




RECONTRUÇÃO CRANIANA PELA ARQUEOLOGIA 





A arqueologia sempre foi minha grande paixão, uma das partes que mais chamam minha atenção é a da reconstrução de cranios dos antigos, famosos ou não, esse processo que no principio era uma arte, como se esculpisse uma face a partir de medidas cientificas hj conta com recursos de ultima geração, com o lançamento rcente da impressora que esculpe formas, esse processo deve dar uma guiada ainda maior, e pela facilidae poderá se reconstiuir mais faces em menos tempo, com uma qualidade final bem maior

·         Tecnologia da tomografia computadorizada em 3D. Em 2005, a cabeça do faraó Tutankhamon foi escaneada em camadas com 0,62 milímetros de espessura para registrar suas complicadas estruturas. Então, um renomado antropólogo forense francês, Jean-Noël Vignal, utilizou centenas dessas imagens em 3D para fazer um "mapa do crânio".

        Reconstituição da face em silicone, cera ou gesso,  a partir do proprio crânio e com ajudas de fotos  e pinturas de época se houverem, os retoques finais são a colocação de olhos de vidro e o implante dos cabelos .
·         com os dados do DNA obtidas a partir de um esqueleto, dentes, de fios de cabelo, ou mesmo de fragmentos do crânio, pode-se precisar a cor da pele e dos cabelos (aqui em Minas Gerias se chegou ao crânio de alguns dos inconfidentes a partir de mais de 140 fragmentos do crânio).

A técnica foi comprovada como eficiente após ser submetida  por ter sido realizada concomitantemente por equipes diferentes, que na reconstrução  do crânio de Tutancâmon, a de Elisabeth Daynès, que ocupa uma das lideranças mundiais em seu ramo de trabalho, por arqueólogos e técnicos egípcios e por uma equipe americana formada por Susan Antón, professora de antropologia, o médico Bradley Adams e o artista Michael Anderson



Tutankhamon




Adicionar legenda



Reconstituição do rosto de Ramsés II, a partir de Tomografias e técnicas de Fotodigitalização de sua múmia!

Um comentário: